
SUSTENTARIS NA MÍDIA

Casal abre espaço para oficinas de reciclagem no Bairro Alto
O quintal da casa de Cristiane Lopes e Juarez Ramos Jr, no Bairro Alto, tem de tudo um pouco. Móveis, brinquedos, plantas, objetos diversos, em quantidade. Eles não são acumuladores compulsivos, pessoas que se apegam a objetos e não conseguem se desfazer deles. Ao contrário, eles reciclam o que encontram.O que começou como uma necessidade virou ocupação. Cristiane dá aulas de reciclagem e planeja transformar seu quintal num espaço para ensinar os interessados a reaproveitar objetos que, do contrário, seriam descartados.
Leia essa reportagem em:

Casal monta residência só com móveis e objetos encontrados no lixo
No Bairro Alto, em Curitiba, um casal mobiliou a casa só com peças encontradas no lixo. Além de transformar os móveis, eles ainda ensinam a comunidade a reutilizar e customizar objetos que são considerados lixo para muita gente.
Assista essa reportagem em:

Pra decorar!
Reciclar, criar e educar. Essas são as palavras de ordem da arquiteta Cristiane Lopes, que, em pleno Bairro Alto, desenvolve móveis e objetos de decoração a partir de todo tipo de material despejado pela vizinhança. “Todas semana saímos de carro pelas ruas da região atrás de tranqueiras que as pessoas acabam descartando e recolhemos de tudo. Desde tapetes e quadros antigos, até peças de fogão e armários antigos. Nada se perde. Tudo se aproveita”, afirma Cristiane.
Leia essa reportagem em:
http://cacadores.parana-online.com.br/bairro-alto/pra-decorar/

Projeto recria ambientes através da reciclagem do lixo
Uma arquiteta de Curitiba desenvolveu um projeto chamado “Coleta Legal Curitiba”. Ele transforma o lixo coletado nas ruas da capital em móveis e objetos de decoração. É uma maneira sustentável de recriar espaços.
Assista essa reportagem em:
http://redemercosul.com.br/novo/projeto-recria-ambientes-atraves-da-reciclagem-do-lixo/#.UzGk9ajzMk1

Família cria móveis e objetos de decoração recicláveis em Curitiba
Reciclar, criar e educar. Essas são as palavras de ordem de uma família que desenvolve móveis e objetos de decoração, a partir de todo tipo de material despejado pela vizinhança.
Assista essa reportagem em:

Moradora do Bairro Alto encontra no lixo quadro de pintor famoso
A máxima de que muitas vezes o lixo pode se transformar em luxo mais uma vez se repetiu no Bairro Alto. Recentemente o JBA publicou uma matéria sobre o trabalho de reciclagem feito pela arquiteta Cristiane Lopes, que mora no Bairro. Preocupada com o reaproveitamento de objetos descartados, Cristiane Lopes iniciou uma cruzada, vasculhando o lixo alheio. Em uma de suas andanças, deparou-se com um um quadro, que mais tarde descobriria ser de um pintor famoso.
Leia essa reportagem em:

Tudo se transforma: objetos encontrados no lixo viram itens de decoração
Casa da arquiteta Cristiane Lopes, de Curitiba, é 70% decorada com materiais que um dia foram jogados fora
Leia essa reportagem em:

Nova ONG vai cuidar da Sustentabilidade
Dia 23 de abril foi empossada a primeira diretoria da Associação Sustentaris, organização não governamental que tem como objetivo a proteção e conservação do meio ambiente com foco na sustentabilidade. Muito mais que meio ambiente ereciclagem, o que se busca com a fundação da Sustentaris, segundo Cristiane Lopes (presidente da ONG), é mudar posturas e quebrar paradigmas coletivos.
Leia essa reportagem em:
Mais fotos em:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.735813009783866.1073741828.431482673550236&type=1

Sustentabilidade
Há cerca de três anos a arquiteta Cristiane Lopes atua na área de sustentabilidade, fazendo o reaproveitamento de materiais descartados. Com a Sustentaris ela pretende expandir suas ações e reunir pessoas que pensam como ela.
Leia essa reportagem em:
http://jornalcit.wordpress.com/2014/05/09/edicao-15-maio-de-2014/

Material reciclável sai do lixo e vira decoração
Eletrônicos, fios e madeiras jogadas no lixo ganham nova vida e decoram a casa de um casal. Além de reaproveitar os materiais, o casal criou uma ONG que promove oficinas de reciclagem.
Assista essa reportagem em:
http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11649